Escolha uma Página

Uma rápida pesquisa no dicionário e você verá que a palavra “endo” quer dizer dentro/interno. Já a palavra “dontia” significa dente. Isso ajuda a entender de forma bem simples o que faz essa área da odontologia.

A endodontia tem a função de tratar a estrutura interna do dente, chamada de polpa dentária. E sem o devido cuidado nessa região, seu sorriso não consegue transmitir saúde e beleza.

Perceber que você tem uma cárie e não tratar dessa lesão é uma atitude errada para sua saúde bucal. Essa bactéria acaba atingindo a polpa dentária (mais conhecida como o nervo do dente), podendo, até mesmo, causar a perda do elemento.

Para não chegar a este ponto, o melhor a ser feito é procurar um especialista em endodontia. Esse profissional é altamente capacitado para abrir o dente e remover a polpa dentária que foi contaminada pela cárie ou por algum tipo de fratura.

Depois de retirar a parte nervosa do dente, ele realiza o selamento da raiz para certificar que nenhum outro microrganismo possa tomar conta daquela parte interna.

Além de tratar lesões cariosas profundas, a endodontia é focada em corrigir fraturas e traumas dentários, visando sempre a manutenção do dente.

De nada adianta ter dentes alinhados e aparentemente saudáveis, se sua estrutura não anda da mesma forma.