Imperfeições da mordida

As imperfeições da mordida, também chamadas de oclusão dentária, estão na terceira posição entre os problemas de odontologia mais frequentes da população brasileira.

A mordida imperfeita traz alguns problemas. Ela dificulta a alimentação, respiração, sono e fala, além de poder gerar desconforto na ATM (Articulação Temporomandibular). A má oclusão pode começar na falta de amamentação no peito. Traumas, perdas dentárias pela cárie e problemas respiratórios também são causas de alterações de oclusão.

O ideal é que os dentes superiores e inferiores encaixem. Os problemas mais comuns são a mordida aberta posterior e a mordida cruzada, em que a parte inferior da arcada fica à direita ou à esquerda da parte superior. A solução para consertar o problema muitas vezes é usar aparelho. São dois os caminhos: a ortodontia ou a ortopedia maxilofacial. As duas podem ser usadas juntas. A ortopedia trabalha com prevenção. Já a ortodontia corrige o posicionamento do dente. Então, se você suspeita que tem uma mordida imperfeita, saiba que é de extrema importância procurar um profissional da área de odontologia para iniciar o tratamento e evitar danos mais graves na sua saúde.

Como ajudar seus filhos criarem uma rotina de higiene bucal

Os seus filhos criam dificuldades na rotina diária de higiene bucal? Esse é um desafio que muitos pais enfrentam. Existem várias dicas que podem ajudá-lo a desenvolver uma rotina de cuidados bucais com seus filhos:

✅ Comece cedo

O tempo ideal para iniciar a introdução de hábitos de higiene bucal não é quando a criança tem todos os dentes erupcionados e tem as palavras para discutir com você. Inicie o processo de higiene ainda quando o bebê não tem dentes.

✅ Dê o exemplo

A melhor maneira de encorajar seu filho a desenvolver o hábito diário de higienização é fazendo a sua própria higienização com ele. Fique na mesma altura que ele na frente do espelho e deixe que ele veja como você escova, passa o fio dental e escova sua língua. Estabeleça essa rotina diária por ao menos 2 minutos.

✅ Envolva seu filho na escolha do creme e escova dental

Hoje temos uma grande variedade de sabores de creme dental. Escolha um creme dental infantil que agrade o seu filho e que ele goste do sabor.
As escovas dentárias não são todas iguais. Algumas escovas podem ser irritantes ou machucar a delicada gengiva das crianças. Lembre-se que escovar rápido e forte não resulta numa limpeza melhor. E que cerdas duras ou medias não limpam melhor que cerdas macias.
A escovação deve ser um momento de diversão e não de choro e brigas. Cante a música predileta de seu filho para marcar o tempo de escovação.

✅ Elogie

Estabelecer precocemente hábitos de higiene bucal estabelece a base para cuidados durante toda a vida. Elogie quando seus filhos tomarem a iniciativa de escovarem por conta própria e quando eles chegarem a meta dos 2 minutos de escovação.
Para maiores orientações acerca da higiene bucal infantil, agende uma consulta com um Odontopediatra.

Cárie de mamadeira!

A cárie da mamadeira ou cárie do bebê como também é conhecida, é um problema que atinge milhares de crianças pela a falta de higiene e bons hábitos. Os pais costumam oferecer antes de dormir mamadeiras com leite achocolatado, leite e líquidos açucarados.

Após a ingestão, a criança vai dormir sem que nenhuma higiene seja realizada. Durante o sono, a salivação diminui, o que aumenta a proliferação de bactérias responsáveis pela cárie e demais infecções bucais.

A cárie de mamadeira ocorre de forma agressiva e rápida destruindo o esmalte do dente e causam manchas esbranquiçadas por toda extensão. Caso não tratado de forma rápida evolui para grandes cavidades por dentro do dente ou surgindo por fora e fazem com que o dente fique com aspecto de “cacos”, e provoque dor intensa.

Ao contrário do que se pensava antigamente, que não tinha problema estragar os dentes de leite já que nasceriam posteriormente os permanentes. Dentistas informam que a saúde dos dentes de leite se afetada, gerará problemas dentários nos dentes permanentes também.

É realmente complicado privar as crianças de certos alimentos, mas diminuindo os excessos e ensinando como cuidar de seus dentes, é possível manter dentes saudáveis e a cárie longe da vida do pequeno.

Dicas para ter um sorriso belo e saudável

A higienização deve ser feita de maneira adequada, usando escovas de cerdas macias, com movimentos vibratórios ou circulares, higienizando todos os dentes, em todas as superfícies, sempre no sentido gengiva-dente.

– Utilizar creme dental fluoretado, não muito abrasivo;
– Usar fio dental diariamente, movimentando-o vertical e horizontalmente, para remover a placa bacteriana entre os dentes;
– Utilizar limpadores de língua e enxaguatórios bucais, para remover bactérias e purificar o hálito;
– Ter uma dieta balanceada, limitando o consumo de guloseimas, que são altamente cariogênicos, isto é, causadores de cárie;
– Evitar “beliscos” entre as principais refeições, pois geralmente, estes não são acompanhados de uma higienização adequada, além de de dificultarem o restabelecimento de um ph satisfatório na cavidade bucal; – Ingerir 8 copos de água por dia, importante para a manutenção do fluxo salivar, que tem função de limpeza fisiológica da boca;
– Agendar visitar ao dentista regularmente. Somente o dentista é capaz de remover a placa que se forma e fica retida sob a gengiva e o dente, que pode causar a doença periodontal.

É importante também, conversar com seu dentista sobre alterações em sua saúde geral, particularmente doenças recentes ou crônicas, e informá-lo sobre feridas na boca que não cicatrizarem por mais de 2 semanas.