A cárie é a doença bucal que mais afeta a saúde dos brasileiros, afligindo pessoas de todas as faixas etárias. Causando a destruição progressiva dos dentes a cárie pode ser prevenida ou controlada, a higiene bucal, alimentação regular e visitas periódicas ao seu dentista resolvem o problema.

O Brasil já está entre os países com baixa incidência de cárie, segundo Pesquisa Nacional de Saúde Bucal apresentada pelo ministro da saúde no fim de 2017. No entanto é um problema que persiste em mais de 50% da população brasileira.

Então vamos ver alguns mitos e verdades sobre a cárie que o site revista Cobertura tráz:

? Comer doce em excesso aumenta a incidência de cáries.

? Verdade. Apesar de o açúcar não agredir o esmalte dos dentes, ele serve de alimento para as bactérias que liberam substâncias ácidas, o que diminui o cálcio dos dentes.

? A cárie é contagiosa.

? Mito. Trata-se de uma doença causada por bactérias já presentes na boca, e provocada por um processo inflamatório.

? Gomas de mascar sem açúcar evitam cáries.

? Mito. O chiclete sem açúcar não causa cáries, mas também não previne. Além disso, a mastigação de chicletes pode levar a uma fadiga muscular e acentuar problemas relacionados ao bruxismo, por exemplo.

? Comer hortaliças ajuda na saúde dos dentes.

? Verdade. Além de serem alimentos com baixo teor de açúcar e rico em sais minerais e vitaminas, eles ajudam na mastigação, produzindo saliva e flúor natural para os dentes.

? Quanto mais creme dental na escova, melhor.

? Mito. A grande quantidade de creme dental pode provocar muita espuma, o que atrapalha na correta escovação.

? Mulheres grávidas estão mais propensas à cárie.

? Mito. A gravidez não causa cárie. O que pode ocasionar o aparecimento de cáries durante essa fase é o aumento do número de vezes em que se consome alimentos, principalmente doces, sem a escovação adequada.