Escolha uma Página

A xerostomia, popularmente conhecida como boca seca, trata-se de um sintoma ligado à falta de saliva na cavidade oral em decorrência da diminuição ou interrupção da função das glândulas salivares.


Esta disfunção pode ocasionar dificuldade para deglutir e falar, além de halitose e exacerbado aumento de cáries dentárias, uma vez que o efeito protetor da saliva está ausente ou drasticamente reduzido, deixando também a mucosa bucal mais vulnerável a infecções. Também podem ocorrer alterações na língua, como atrofia das papilas, rachaduras, sensibilidade e queimação.

Quando esta condição é crônica, o paciente fica predisposto a apresentar cárie dental aguda, problemas periodontais com posterior perda dos dentes. Em decorrência da secura da boca, o paciente sente incomodo para utilizar próteses dentárias e aparelhos protéticos.

Pacientes com xerostomia, além do tratamento adequado, podem adotar algumas medidas, como aumento da ingestão de água, goma de mascar sem açúcar e evitar o uso de tabaco e álcool. Realizar uma boa higiene bucal e check-ups regulares auxilia na manutenção de uma boca saudável.

Procure seu dentista para indicação de produtos específicos, como um salivador artificial por exemplo, de acordo com suas necessidades.

#dental #dentalmac #dentistas #dentalmaceio #periodontia