Cuidados com a saúde bucal

Os benefícios de cuidar bem dos dentes não resultam apenas em uma boa aparência. Ter saúde bucal significa, além de possuir dentes perfeitos, indivíduos saudáveis com bocas saudáveis. Todo o seu corpo (e mente também) pode ser beneficiado com um bom acompanhamento bucal. E não é só a auto-estima que pode ser atingida, pois há uma delicada relação entre problemas bucais e doenças sistêmicas que podem ser evitadas com uma boa higiene e visitas periódicas ao dentista.

Só a escovação dos dentes não é suficiente para uma boa limpeza, o uso de fio dental e limpadores de língua também são indispensáveis diariamente. A limpeza deve ser realizada após cada refeição, e principalmente antes de dormir, pois o fluxo salivar, a noite é reduzido, facilitando a ação das bactérias remanescentes no meio bucal. A escovação deve ser cuidadosa, limpando dente por dente.

No entanto, os cuidados com a boca não param por aí. É preciso evitar os açúcares, incluindo doces, refrigerantes e também a ingestão freqüente de alimentos altamente ácidos e bebidas energéticas, que podem levar a erosão dos dentes. Não fumar e não adquirir hábitos de morder pontas de canetas, roer unha, entre outros, também ajudam a preservar a beleza da boca. Outra sugestão é ir ao dentista a cada seis meses, pois há situações onde não há dor, mas que pode existir um problema que só um profissional poderá diagnosticar. Cuide-se!

#dental #dentalmac #dentistas

A cárie no Brasil

A cárie é a doença bucal que mais afeta a saúde dos brasileiros, afligindo pessoas de todas as faixas etárias. Causando a destruição progressiva dos dentes a cárie pode ser prevenida ou controlada, a higiene bucal, alimentação regular e visitas periódicas ao seu dentista resolvem o problema.

O Brasil já está entre os países com baixa incidência de cárie, segundo Pesquisa Nacional de Saúde Bucal apresentada pelo ministro da saúde no fim de 2017. No entanto é um problema que persiste em mais de 50% da população brasileira.

Então vamos ver alguns mitos e verdades sobre a cárie que o site revista Cobertura tráz:

? Comer doce em excesso aumenta a incidência de cáries.

? Verdade. Apesar de o açúcar não agredir o esmalte dos dentes, ele serve de alimento para as bactérias que liberam substâncias ácidas, o que diminui o cálcio dos dentes.

? A cárie é contagiosa.

? Mito. Trata-se de uma doença causada por bactérias já presentes na boca, e provocada por um processo inflamatório.

? Gomas de mascar sem açúcar evitam cáries.

? Mito. O chiclete sem açúcar não causa cáries, mas também não previne. Além disso, a mastigação de chicletes pode levar a uma fadiga muscular e acentuar problemas relacionados ao bruxismo, por exemplo.

? Comer hortaliças ajuda na saúde dos dentes.

? Verdade. Além de serem alimentos com baixo teor de açúcar e rico em sais minerais e vitaminas, eles ajudam na mastigação, produzindo saliva e flúor natural para os dentes.

? Quanto mais creme dental na escova, melhor.

? Mito. A grande quantidade de creme dental pode provocar muita espuma, o que atrapalha na correta escovação.

? Mulheres grávidas estão mais propensas à cárie.

? Mito. A gravidez não causa cárie. O que pode ocasionar o aparecimento de cáries durante essa fase é o aumento do número de vezes em que se consome alimentos, principalmente doces, sem a escovação adequada.

Que tal ficar por dentro de algumas dicas que irão te ajudar a dar um upgrade na carreira, vindas direto de quem entende do assunto!? Autora do livro Marketing e venda para dentistas – Estratégias e ferramentas práticas para seu consultório, a dra. Heloísa Borges está com a palavra e apresenta o “Mix de marketing”, formado por 5Ps

1° Ponto – Atenção à estrutura física do seu consultório.

2° Produto – Tem feito cursos e formações para se manter atualizado/atualizada?

3° Preço – O financeiro está satisfatório? É preciso fazer uma análise da receita x despesa, tomando as devidas providências para equilibrar o preço final com o custo necessário para cada cliente.

4° Promoção – Cabe aqui a máxima de que “a propaganda é a alma do negócio”, seguindo sempre o código de ética da odontologia .

5° Pessoas – Investir numa boa equipe que esteja aliada à você é importante, e treiná-la é fundamental.

Essas são dicas preciosas da FGM, para saber mais detalhes acesse o blog FGM Interativa http://bit.ly/2KR6j4D.

Os 5 Ps do marketing para dentistas ganharem dinheiro – pela escritora Heloísa Borges http://bit.ly/2IGsYzX

Boca Seca

A xerostomia, popularmente conhecida como boca seca, trata-se de um sintoma ligado à falta de saliva na cavidade oral em decorrência da diminuição ou interrupção da função das glândulas salivares.

Esta disfunção pode ocasionar dificuldade para deglutir e falar, além de halitose e exacerbado aumento de cáries dentárias, uma vez que o efeito protetor da saliva está ausente ou drasticamente reduzido, deixando também a mucosa bucal mais vulnerável a infecções. Também podem ocorrer alterações na língua, como atrofia das papilas, rachaduras, sensibilidade e queimação.

Quando esta condição é crônica, o paciente fica predisposto a apresentar cárie dental aguda, problemas periodontais com posterior perda dos dentes. Em decorrência da secura da boca, o paciente sente incomodo para utilizar próteses dentárias e aparelhos protéticos.

Pacientes com xerostomia, além do tratamento adequado, podem adotar algumas medidas, como aumento da ingestão de água, goma de mascar sem açúcar e evitar o uso de tabaco e álcool. Realizar uma boa higiene bucal e check-ups regulares auxilia na manutenção de uma boca saudável.

Procure seu dentista para indicação de produtos específicos, como um salivador artificial por exemplo, de acordo com suas necessidades.

#dental #dentalmac #dentistas #dentalmaceio #periodontia

O cuidado com os dentes na infância

A primeira dentição das crianças, conhecida como “dentes de leite”, tem importância fundamental para a saúde dos dentes definitivos. Muitas vezes, os cuidados com a higiene, seu crescimento e desenvolvimento são negligenciados, pois alguns pais acreditam que, por ser temporária, a dentição de leite não precisa de cuidados especiais.

Além de educar a criança para a importância da higiene e dos cuidados tanto com a dentição de leite quanto com a dentição permanente, existem alguns hábitos essenciais para evitar problemas nos dentes e gengivas e garantir um sorriso bonito e saudável em todas as fases da vida.
Confira algumas dicas para cuidar da dentição do seu filho:

1 – Evite o açúcar em excesso;

2 – Mantenha uma higiene adequada;

3 – Use produtos adequados para crianças;

4 – Faça visitas regulares ao dentista.

#dental #dentalmac #dentistas #dentalmaceio